segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tempo, mano véio


Do alto de sua bengala, eis que nos deparamos em um certo momento com um senhor amável, fofinho, de óculos quadradinhos e pequeninos, uma barba longa e branca... Não tem bochechas rosadas, é magrinho, arcado e com o rosto fundo de incontáveis rugas, ou “momentos interessantes”, como assim gosta de pensar. Fala-nos com a voz mansa: “Olá, sou aquele a que todos temem a chegada... E mesmo assim, chego de mansinho, e posso causar inúmeras e diversas impressões. Sou conhecido por muitos nomes, mas podem me chamar de Tempo”.
E aí, o concurseiro acorda e percebe, do nada, que estamos em abril (mas já?!) e que já é o quarto mês do ano, que faltam nada menos que dois ou três para acabar o cursinho que se comprometeu a fazer e que, bom, ainda falta MUITO para estudar. Que já é Páscoa, e daqui a pouco começam as festividades juninas e que a rotina nos consome de tal modo que não conseguimos colorir nossos dias. Eles seguem como num filme preto e branco, do qual não se consegue definir o começo, meio e fim... Definitivamente, não sei o que acontece o Senhor Tempo. Ele é rápido, é perspicaz, um algoz em certos dias. E é falando sobre o tempo que me vêm as palavras de Quintana, “se me fosse dado um dia, ... eu nem olhava o relógio”. Enfim, quero dizer hoje que, “apesar dos pesares”, das lágrimas que chegam de mansinho e voltam como que enxotadas, não desista. Se o tempo parece correr, corra na frente dele. Organize-se, encontre pessoas, estude de modos diferentes, recite artigos legais, copie, desenhe. Coloque cor nos dias rotineiros, reserve um horário para sua família ou para quem você gosta. Dedique-se agora: ainda dá tempo de começar a estudar, de voltar a estudar, de continuar a estudar. Não desanime. Embora estudar seja sofrer, a dor e a angústia são temporárias. O cargo, como diria William Douglas, é para sempre.



“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca
dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido
à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

(Mario Quintana).

2 comentários:

  1. Adorei seu blog, ja esta nos meus favoritos =**** sou estudante de direito ainda do quinto periodo, mas ja estou angustiada com esse tal de CONCURSO . O tempo é danado demais so vive correndo pricipalmente qnd estou estudando e a prova é no dia seguinte kkkk beijos boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Tópico!!! Eu sei bem como é esse senhor de nome "tempo" e as consequencias da "falta" dele. hehe

    Bjão Concurseira!

    ResponderExcluir