domingo, 8 de março de 2009

My dear little radio...


A famosa frase “vida deveria ter trilha sonora”, em minha concepção, viraria algo do tipo “concurso público deveria ter trilha sonora”. E ao lado disso, viria uma espécie de “clipe”, daqueles que passam em formaturas, com várias imagens dos concurseiros sofrendo, mãos na cabeça, canetas fazendo tic tic, lanchinhos bizarros, vinte garrafas de água e, claro, o comportamento dos fiscais de sala. Pois bem. A minha seleção de músicas seria a seguinte:

1 – Para a chegada no local de prova, o movimento de pessoas nervosas, a entrega de documentos na porta da sala, o começo da prova e a “cara de poucos amigos” dos fiscais: Dire Straits, “
Money for Nothing”. Do álbum de 1985, Brothers in Arms, um dos mais vendidos da história musical, os acordes iniciais são sensacionais (e cabem direitinho quanto ao concurso público).

2 – Para os momentos de desânimo, geralmente depois de duas horas de prova, quando o que passa pela cabeça é “quero sair daquiiiiii”: The Killers, “
All these things that I´ve done”. Essa escolha deve-se à metade da música. Para mim uma injeção de ânimo perfeita. I got soul, but I´m not a soldier. Perfect!

3 – Essa é para a metade da prova, quando o candidato DEVE sair da prova, dar uma “voltinha”, acompanhado do fiscal, até o banheiro mais próximo, lavar o rosto, olhar-se no espelho, e ver a carinha dos “concorrentes”: AC/DC, “
TNT”. De preferência ao vivo. Ah, essa não tem muito o que comentar... É só ouvir e imaginar a cena descrita aí em cima.

4 – Agora, a hora do lanchinho. Hora de abrir lentamente o suflair, fazer inveja no coleguinha ao lado, abrir o suquinho de uva, coca cola, água, abrir a maxxi goiabinha (depende do lanchinho que você prefere). Tirar os olhos da prova, espreguiçar-se, e realmente não pensar em nada: Elvis Presley, “
All Shook Up”. Não podia ser uma música muito agitada (é a hora de “descansar”) e nem uma muito parada (vai que você dorme nessa hora?!). E tinha que ser do “rei”, lógico.

5 – E quando for o início do fim, o momento de passar as respostas para a folha do gabarito, juntar suas coisinhas, jogar o lixo no lixo, pegar o material, levantar, sair da sala e respirar o ar livre: bom, aqui a música vai depender do seu estado de espírito. Se você fez tudo direitinho, estudou, revisou e treinou antes do concurso: Pearl Jam, “
Porch”. Tem que traduzir algo como missão cumprida.
Se você “se acabou na prova”, gastou todos os neurônios e sabe que precisa estudar mais: Matchbox Twenty, “
Push”. É aquela coisa, ter força de vontade para tentar de novo...

Notas sobre o post: 1) Clique nos nomes das músicas para assistir aos vídeos...

2) Aceitam-se opiniões divergentes devidamente fundamentadas, com atenção ao disposto no artigo 93, IX, CF. Afinal, gosto não se discute, só se tira sarro. :D

2 comentários:

  1. Prezada Cami,
    gostaria de parabeniza-la pelo excelente trabalho com o blog e pedir que visite o meu, no seguinte endereço:
    http://advogadojunior.wordpress.com

    se possível, me ajude a divulgar o blog aqui no seu!

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei a trilha sonora. Seu blog parece é divertido e sério. É bom encontrar trabalhos assim.

    www.pontejuridica.blogspot.com

    ResponderExcluir